A evolução do Marketing

06/04/2022

Como nasceu o conceito de marketing 5.0?

Philip kotler, economista americano, veio ao longo destes anos, desenvolvendo excelentes ferramentas que visam a ajudar os profissionais da área a desenvolver as suas estratégias.

O conceito de marketing 5.0 derivou da atualização do marketing tradicional para o marketing da nova era, o marketing digital, onde temos acesso a ferramentas extraordinárias que nos levam á aproximação com o publico alvo.

Quais as várias etapas do marketing?

Marketing 1.0

Direcionado apenas para a venda de um produto específico no mercado em massa, com o objetivo de atingir números elevados de vendas, de modo a alcançar uma redução de custos de produção.

Marketing 2.0

Numa época em que a informação já é de fácil acesso e existe poder de escolha do produto por parte do consumidor, surge então, uma estratégia completamente direcionada para o cliente, uma técnica que apela ao coração e à mente do consumidor.

Marketing 3.0

Na era dos valores, uma era onde o cliente já não é apenas visto como consumidor final, mas sim como um ser humano, esta estratégia tem como base a apresentação de respostas ou soluções para os dilemas do quotidiano, numa época em que as crises económicas, as pandemias, a destruição, etc..., afeta constantemente o ser humano.

Esta estratégia, que coloca em primeiro lugar as necessidades e esperanças do ser humano, atua maioritariamente em termos de missões, visões e valores.

Marketing 4.0

Uma vez que o marketing é uma ferramenta que deve acompanhar a evolução dos tempos, esta é uma abordagem que se adapta ao consumidor nesta gigante economia digital.

Esta evolução no marketing vem ajudar o profissional, através de um novo conjunto de métricas, a tornar o produto final mais humanizado para o consumidor, utilizando o conteúdo de forma aprofundada de forma a criar conexão entre as diversas marcas, com a finalidade de criar diálogo entre clientes.

Esta ferramenta explora o marketing onicanal, no aumento de vendas, e, também, o engajamento do consumidor.

Marketing 5.0

Nos dias de hoje onde a inteligência artificial é dominante, esta ferramenta surge para mostrar que a tecnologia é um meio onde se pode rapidamente chegar ao cliente, uma vez que a informação chega a todo o lado em tempo real. Isto permite uma fácil comunicação e manutenção do consumidor.

A inteligência artificial potencializa, também, a criação de conteúdo original, que se traduz numa maior conexão com o cliente, demonstrando ao profissional como a tecnologia pode ser utilizada na criação, comunicação e na entrega de um produto com valor.

Como pode otimizar o desenvolvimento do trabalho de criação e comunicação?

Marketing Baseado em dados

No processo de orientação de informação e decisões é de máxima importância a recolha e análise de informação suficiente, das variadas fontes utilizadas, de maneira a garantir um resultado satisfatório.

Marketing preditivo

Através de uma análise das ações realizadas, os resultados obtidos e as circunstâncias, é possível fazer uma previsão dos resultados antes de lançar um conteúdo ou produto para o mercado.

Marketing contextual

Esta ferramenta permite que os clientes possam ter uma experiência personalizada, por meio da utilização de sensores e interfaces digitais.

Permitindo ainda que os profissionais possam ter uma interação individual com o cliente, em função do contexto, utilizando informações importantes sobre o meio certo e o momento de causar impacto no cliente.

Marketing Aumentado

É uma ferramenta de chatbots e assistentes virtuais que visam a melhorar a produtividade dos profissionais, proporcionando novos canais de contacto que fornecem informações detalhadas ao cliente.

Marketing Ágil

É a estruturação de equipas multifuncionais, desde a criação à tecnologia, para que juntos possam conceptualizar, projetar e desenvolver campanhas mais eficazes.

Em suma

Num mundo em que a mudança ocorre a grandes velocidades, esta ferramenta vem ajudar as empresas a alinhar a sua estratégia para com o cliente final, para que possam ter resultados agradáveis e clientes satisfeitos.

Projeto desenvolvido no âmbito de uma ação de formação promovida pela IEFP - Março/Abril 2022
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